LiveZilla Live Chat Software
        Você está em: Home  GRANDCARD News
 
 

 
Dia do Trabalhador
Sexta, 29 Abril, 2011
 


Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é uma data comemorativa não só no Brasil, mas em vários países, sendo considerado feriado. Esse dia é destinado a homenagear as lutas e conquistas dos trabalhadores, sendo comemorado em alguns lugares com a realização de festas, passeatas, exposições e outros eventos.

A história nos conta que em 1° de Maio de 1886, na cidade americana de Chicago ocorreu uma grande manifestação de trabalhadores, conhecida como a Revolta de Haymarket, que protestaram contra as condições desfavoráveis de trabalho e a exorbitante carga horária de trabalho (13 horas diárias). Essa greve resultou na paralisação dos Estados Unidos. Não encerrada as manifestações, no dia 3 de Maio ocorreram confrontos dos manifestantes com a polícia, o que ocasionou em inúmeras mortes de protestantes. Esse fato gerou mais revolta entre os manifestantes, o que ocasionou em mais confrontos que terminaram em algumas mortes. Depois de uma árdua luta a favor de melhorias, a Segunda Internacional Socialista (central sindical situada em Paris) criou então o Dia Mundial do Trabalhador, comemorado em 1° de Maio de cada ano e foi estabelecida a jornada de 8 horas de trabalho.

Com a conquista alcançada, os países começaram a adotar a data, primeiro a França, e logo em seguida Rússia. No Brasil a data foi consolidada em 1924 no governo de Artur Bernardes, mas foi no governo de Getulio Vargas que foi instituído o salário mínimo e criada a Justiça do Trabalho com a finalidade de resolver questões judiciais como relações de trabalho e direitos dos trabalhadores.

Viva o dia do trabalhador!

GRANDCARD O melhor com você.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
DESTAQUES
 
ATENDIMENTO
 
 
 
CONFIRA AINDA!
 
CENTRAL DE ATENDIMENTO
 
©2020 GRANDCARD.
Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento